Remova spam no WordPress com funções nativas e plugins

Spam é uma mensagem indesejada, geralmente para realizar a propaganda de determinado produto ou serviço. Se você recebe muitos emails spam recomendo a utilização do gmail (email do Google) ou caso tenha um blog em WordPress e sua caixa de entrada de comentários fica sempre lotada, você pode continuar lendo este post.

Spam em comentários de blogs

Este é um blog pessoal, mas mesmo com poucas visitas recebo diariamente centenas de mensagens spam. Algumas estão até em idiomas que nunca tive contato, outras em português e a maioria delas em inglês.

Em pouco mais de 1 ano do blog, poucas postagens e menos de 100 comentários aprovados já recebi no total cerca de 170.000 comentários. Os comentários válidos representam aproximadamente 0,000588235% do total. Um número absolutamente pequeno.

Como bloquear spam no WordPress

Existem duas formas de reduzir os comentários spam de um blog em WordPress. A primeira é configurar as opções nativas do CMS e a segunda é a utilização de plugins anti spam da própria empresa desenvolvedora do WordPress ou então plugins de terceiros.

#1 Alterando opções default do WordPress

Algumas opções nativas do WordPress valem a pena serem ativadas por padrão. Para realizar esta configuração vá em: Painel -> Configuração -> Discussão e habilite as seguintes opções:

  • Permitir que as pessoas publiquem comentários sobre novos artigos;
  • O autor do comentário tem que preencher o nome e email;
  • O comentário deve ser aprovado manualmente;
  • O autor do comentário tem que ter um comentário aprovado anteriormente;
  • Reter um comentário na file se este contiver 2 ou mais links;
  • Os usuários devem estar registrados e ter feito login para poderem publicar comentários (mas ainda sim não recomendo, pois isso irá desencorajar que os usuários comentem no blog. Existem formas mais fáceis para o administrador blog e o usuário ter um melhor controle sobre os comentários).

As opções acima já ajudarão a reduzir o número de comentários spam. E com a moderação ativada, ao menos nenhuma mensagem indesejada será automaticamente publicada no blog sem o seu consentimento.

Cursos Online para Auditor de TI do TCU

#2 Plugins disponíveis para reduzir o número de spam e facilitar publicação de comentários

O plugin que mais trará resultado para reduzir o número de comentários spam no blog é o Akismet desenvolvido pela Automattic que também é responsável pelo desenvolvimento do WordPress.

Automattic

Askimet – sua utilização para uso pessoal é gratuita e também existem planos para o mercado corporativo.  O foco é na identificação de spams. Todo comentário é enviado para análise dos servidores do serviço Akismet, o que torna a precisão muito próxima de 100%, no meu caso o dashboard do plugin aponta que a precisão está em 99.98% com 16 mensagem que marquei manualmente como spam e 3 falsos positivos.

Akismet - estatísticas de spam no WordPress

Caso você tenha milhares de mensagem na sua caixa de entrada para identificação manual o plugin fará a identificação massiva de todos os comentários após a instalação e configuração.

A instalação e configuração são fáceis você apenas precisará criar uma conta no site do desenvolvedor.

Disqus – é outra opção, porém ainda não tive a oportunidade de utilizar. Possui uma engine contra spam e também permite a utilização de logins de redes sociais como Facebook, Google Plus, Twitter e outras formas de confirmar a identidade do usuário, ao invés de apenas enviar um email de confirmação.

Jetpack – também desenvolvida pela Automattic adiciona entre diversas outras funções no blog, também a utilização de login social para identificação do usuário na seção de comentários do blog. Este plugin é utilizado neste blog mariano.eng.br e você pode verificá-lo na ferramenta de comentário logo abaixo.

Jetpack - caixa de comentários

Tem outra dica de como reduzir o número de spam em um blog WordPress? Deixe uma mensagem nos comentários contando que plugin e configurações você utiliza em seu blog.

Fernando Mariano

Formado em Engenharia de Computação e atua como Administrador de Sistemas há mais de 9 anos e desenvolve sua startup no mercado de concursos públicos chamada Enter Concursos.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Carlos disse:

    Eu utilizo apenas a moderação…

Deixe uma resposta