Grub: recuperação com live CD após instalar o Windows em dual boot

Muitas vezes ao receber um novo computador os usuários mais avançados em Linux já removem totalmente o Microsoft Windows fazendo a instalação do Ubuntu ou outra distribuição Linux ocupando todo o disco rígido, porém depois de algum tempo sempre existe aquela aplicação que é executada somente no Windows, como por exemplo um jogo. Após a instalação do Windows o grub é apagado do MBR (Master Boot Record) e assim não é possível iniciar o Linux. A saída é recuperar o grub e reinstalá-lo novamente na MBR com um live CD.

Já fiz a recuperação do grub via linha de comando diversas vezes com os comandos grub-install –root-directory, update-grub, grub-install –recheck e entre outros, mas confesso que não é uma tarefa trivial, pois a nomenclatura de disco do grub [(hd0,0) é primeira partição primária do primeiro disco rígido e (hd0,1) é a segunda partição primária] é bem diferente do Linux (hda, sda, sda1, sdb e etc.). Para facilitar a recuperação do grub existe o Boot-Repair que faz a recuperação de forma automática e com um click através de uma interface gráfica.

Boot-repair é uma ferramenta simples para corrigir problemas que você pode encontrar na inicialização do Ubuntu depois de instalar o Windows ou outra distribuição Linux, quando o grub não é exibido, upgrades que quebram o funcionamento do grub e etc.

A ferramenta também possui opções avançadas como por exemplo, backup de tabela de partições, backup de setor de boot, criar um log sobre suas informações de boot para enviar por email ou para um fórum e assim obter ajuda, mudar parâmetros de inicialização do Kernel Linux e etc.

O Boot-Repair é software livre e licenciado pela GNU-GPL. Ele ainda não foi incluído nos repositórios oficiais do Ubuntu, mas já utilizei cerca de três vezes para recuperar o grub após instalar o Windows XP em dual-boot com o Ubuntu (todas com sucesso), lembrando que o Ubuntu foi instalado primeiro e por isso o grub foi perdido com a instalação do Windows. Com Windows 7 e Windows 8 ainda não precisei recuperar o grub, mas acredito que deva funcionar normalmente.

Use o Boot-Repair com seu próprio risco, afinal algo pode dar errado e você não conseguir inicializar nem mesmo o Windows ou outra distribuição Linux que você tem instalado em seu computador. E o mais importante faça o backup de seus dados!

GoCache - CDN Nacional

Como recuperar o grub com o Boot-repair:

Abaixo os passos necessário para recuperar o grub do Ubuntu após a instalação do segundo sistema operacional:




  • inicie o computador com um Ubuntu live-CD ou live-USB;
  • escolha a opção “Try Ubuntu” e garanta o acesso a internet para baixar alguns pacotes;
  • abra o Terminal e digite:

E então digite para instalar e se tudo ocorrer bem na instação o boot-repair será aberto

Clique em “Recommended repair” e aguarde a execução da análise e reparo. Caso ocorra o pior uma resumo sobre suas informações de boot serão copiadas para paste.ubuntu.com e assim você pode enviar esta URL para obter suporte com a comunidade Linux.

Se tudo ocorrer bem você terá o grub recuperado e acesso aos todos sistemas operacionais instalados em dual boot.

Possíveis problemas e soluções na instalação do boot-repair

Caso você encontre erro na instalação do boot-repair, por exemplo, a mensagem E: Unable to locate package boot-repair tente realizar a instalação manualmente na instância via liveUSB:

Faça o download do boot-repair e a dependência (glade2script) com os comandos:

Após descompactar o boot-repair.tar.gz execute os comandos:

Se a instação com o comando cp e dpkg não forem realizadas da forma descrita acima, você deve encontrar as seguintes mensagens de erro ao tentar executar o binários do boot-repair do pacote .tar.gz baixado do launchpad:

Referências:

Fernando Mariano

Formado em Engenharia de Computação e atua como Administrador de Sistemas há mais de 9 anos e desenvolve sua startup no mercado de concursos públicos chamada Enter Concursos.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Carla disse:

    Fiz esse procedimento para o Windows 7 e funcionou perfeitamente! Obrigada pelo post!

  2. lilian92 disse:

    fiz tudo, deu ok, falou que estava recuperado, reiniciei a maquina e entrou direto no windows, sem grub! é o terceiro tutorial que tento hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *