XenServer: plataforma de cloud computing da Citrix agora é open source
Em 2007 a Citrix comprou o Xen, um hypervisor open source utilizado por grandes empresas como a Amazon Web Services e Rackspace. Porém o seu produto XenServer ainda não adotava a filosofia open source em sua totalidade, mas agora a Citrix anunciou que toda plataforma XenServer está disponível em código aberto.
O XenServer é uma plataforma robusta de virtualização de servidores, cloud computing e datacenters que utiliza como hypervisor o Xen. Ela fornece algumas características e funcionalidades importantes como:
- Xen – hypervisor Xen Project utilizado por grandes datacenters como Amazon Web Services e Rackspace;
- XenMotion – elimina a necessidade de downtime para manutenção dos servidores físicos, pois permite a migração de máquinas virtuais sem criar indisponibilidade nas aplicações hospedadas nas VMs;
- XenCenter Multi-Server Management – gerenciamento e monitoração das máquinas virtuais e servidores físicos em uma única interface;
- High Availability – reinicia uma máquina virtual, o hypervisor ou o servidor físico caso uma falha ocorra. Permite o uso de Link Aggregation nas interfaces de rede para redundância e aumentar a largura de banda de comunicação entre os hosts e storage;
- Host Power Management – consolida as VMs em poucos servidores físicos desligando os demais hosts para economizar energia;
- Heterogeneous Pools – permite a criação de cluster de servidores físicos com diferentes tipos de processadores e mantendo o suporte completo ao XenMotion, alta disponibilidade e balanceamento de carga.
- Role-based administration – permite a criação de níveis de permissão para a administração da solução de virtualização.
Existem outras funcionalidades importantes para virtualização de um datacenter e a lista completa pode ser obtido em xenserver.org.
A versão XenServer 6.2 já pode ser baixada no domínio do projeto xenserver.org e o código fonte está hospedado no github.
Como ambiente de testes e laboratório você pode testar e conhecer melhor as funcionalidades do XenServer instalando-o em uma máquina virtual do VMware Player e provavelmente no Virtualbox também, com a limitação de não conseguir instalar máquinas virtuais Windows dentro do hypervisor. O Dan Nanni do xmodulo.com postou como isso é possível criar um lab do XenServer no VMware Player.
Também existe um vídeo tutorial do Edivaldo Brito (em português) que mostra muitas funcionalidades do XCP – Xen Cloud Plataform (projeto baseado no que existia de código fonte aberto da plataforma XenServer da Citrix). Neste vídeo várias funcionalidades como Live Migration e recuperação de falhas são demonstradas. O vídeo tem cerca de 1 hora e vale a pena assistir para entender o potencial da tecnologia do XenServer. O interessante que o XCP para ambiente de testes foi executando dentro do VMware Player também. O detalhe que o Xen Cloud Plataform, por limitações do que existia de código fonte aberto do XenServer na época, não possuía todas as funcionalidades disponíveis do XenServer 6.2 open source, ou seja o produto XenServer agora é muito superior ao antigo XCP.
Outro detalhe é que devido ao lançamento da versão 6.2 com licenciamento open source o XCP foi descontinuado e não ganhará novos releases.
Agora com a disponibilização com licenciamento open source é possível construir uma infraestrutura de cloud computing com muitas funcionalidades semelhantes e talvez até superior em relação aos produtos VMware.
Comments: