Período de suporte de distribuições Linux para utilizar em servidores
By Fernando Mariano
- 2 minutes read - 230 wordsAtualmente existem muitas distribuições Linux para serem usadas em desktops ou servidores. Se você usa uma distribuição Linux em seu computador pessoal ou notebook, uma boa idéia é atualizá-la para a última versão para obter uma nova interface gráfica, adicionar mais funcionalidades em algumas aplicações ou simplesmente manter-se atualizado com a última versão.
Mas para seus servidores você geralmente não precisa adicionar novas features a cada dia, mês ou em alguns casos, até mesmo por anos. Então use uma distribuição que não é necessário realizar um upgrade versão a cada seis meses, um ou dois anos. Isso com certeza será uma boa escolha.
Abaixo há uma tabela para mostrar quantos anos uma distribuição Linux é suportada pelos seus desenvolvedores fornecendo suporte em atualização de software, serviços de suporte via chat/telefone e email quando se trata de suporte comercial.
- CentOS - até 10 anos
- Redhat - até 10 anos
- Ubuntu Server LTS - 5 anos
- Debian - 5 anos
- Suse Enterprise Linux - até 10 anos
- Scientific Linux - Scientific Linux CERN 6 Lifetime may be actually shorter than RHEL6 one, subject to Linux Certification Committee decision
Nos meus servidores utilizo o Ubuntu 12.04 LTS, pois no meu notebook uso o Ubuntu Desktop 12.10. Assim fica mais fácil para testar novos aplicativos, novas configurações e correções de bugs para então realizar um deploy em um servidor de homologação ou de produção.