Ohloh – a rede social de projetos de código aberto

Ohloh é uma rede social de projetos open source onde você pode fazer comparativos entre projetos, contribuir e buscar por softwares similares.

Ohloh, the open source network

A rede social funciona com a filosofia de um wiki, pois qualquer pessoa pode editar uma página. Ao se registrar você pode adicionar um novo projeto ou fazer correções nos projetos existentes. Ohloh tem um propósito diferente do github, pois não hospeda projetos e códigos, mas você pode analisar o histórico e logs de repositórios e acompanhar o ritmo de commit e atualizações dos repositórios.

Está curioso? Visite a página do Ubuntu que mostra algumas informações sobre o projeto do sistema operacional: http://www.ohloh.net/p/ubuntu

Vamos a um caso de uso. Você precisa escolher entre um de vários CMS de código aberto para criar um blog. Atualmente existem diversas opções como WordPress, Joomla, Drupal e muitas outras opções. No Ohloh você pode comprar estes projetos e analizá-los um contra o outro com informações como número de desenvolvedores, commits, linguagem predominante no projeto e etc. Veja um exemplo:

Comparação entre WordPress, Joomla e Drupal.

Quando você está pensando em escolher uma nova solução para seu projeto você provavelmente quer um projeto ativo, com um número razoável de contribuidores e saber qual é o seu licenciamento. Todas essas informações são exibidas no perfil dos projetos do Ohloh.

Cursos para Concurso do Senado Federal - Suporte de Sistemas

Veja algumas comparações entre projetos semelhantes:

Agora você pode usar a rede social Ohloh para comparar e encontrar novos projetos de código aberto.

Fernando Mariano

Formado em Engenharia de Computação e atua como Administrador de Sistemas há mais de 9 anos e desenvolve sua startup no mercado de concursos públicos chamada Enter Concursos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *