Nexus 4 com Android da Google após instalar CyanogenMod ou Firefox OS

Instalou o CyanogenMod, Ubuntu Touch, Firefox OS ou qualquer outra ROM e agora quer voltar a utilizar o Android da Google no seu smartphone? É possível reverter todas as instalações e inclusive bloquear o dispositivo novamente, deixando-o como se fosse novo. 🙂 Inclusive com a recente versão lançada Android 4.4 de codinome KitKat.

Com o procedimento abaixo você irá desinstalar a ROM presente no seu smartphone, mas voltar a instalá-la será possível, basta desbloquear seu aparelho novamente.

O artigo foi baseado no Google Nexus 4 da LG, mas talvez com pouca adaptação e o download da ROM original do fabricante do seu celular você consiga restaurar as configurações originais.

Baixando uma imagem de Android oficial da Google:

A Google oferece o download da ROM original para todos seus smartphones ou tablets. Basta realizar o download correspondente ao seu dispositivo em https://developers.google.com/android/nexus/images.

Após realizar o download descompacte o arquivo compactado.

Cursos para Concurso do Senado Federal - Suporte de Sistemas

Preparando o sistema operacional (Windows ou Linux)

A única dependência para instalar a ROM da Google em seu smartphone são os comandos fastboot e adb. A instalação desses comandos no Linux é mais tranquila, por exemplo no Ubuntu apenas com o apt-get ou aptitude seu ambiente já estará todo configurado. No Windows é um pouco mais trabalhoso, mas nada impossível.

Linux

Faça a instalação dos pacotes com o apt-get ou aptitude no Ubuntu ou derivados do Debian.

Windows

A instalação do fastboot e adb no Windows pode ser feita através do ambiente de desenvolvimento Android (SDK), porém antes é preciso instalar o Java SDK.

  1. Faça o download do JAVA Java SDK 1.6 e realize a instalação;
  2. Configure a variável de ambiente JAVA_HOME com o caminho da instalação do Java (exemplo: C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_02.). Para mais informações sobre a instalação do Java SDK e configuração da variável JAVA_HOME acesse esta documentação oficial da Oracle ou veja este vídeo tutorial no Youtube;
  3. Faça o download e instalação do Android SDK Tools em http://dl.google.com/android/installer_r22.3-windows.exe
  4. Após finalizar a instalação abra o Android SDK Manager, garanta a instalação dos pacotes Android SDK Tools e Android SDK Plataform Tools.
  5. Adicione o caminho dos programas fastboot e adb (C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\platform-tools) na variável PATH do Windows para que seja possível chamá-los via prompt do DOS. A edição da variável PATH é semelhante a criação da variável JAVA_HOME, porém você vai somente adicionar o caminho onde o fastboot e adb foram instalados.
  6. Instalar Google USB Driver (somente para linha Nexus) para que o comando fastboot e adb funcionem. Faça o download do Google USB Driver download e para outros celulares ao invés do Google USB Driver você pode tentar a página OEM USB Drivers.

Para testar se os comandos fastboot e adb conseguem se comunicar com seu smartphone faça:

  1. Conecte seu smartphone via USB;
  2. Habilite a depuração USB. Acesse Configurações, sobre o telefone e pressione 7 vezes sobre a última opção número da versão). Aparecerá a mensagem “Você é um desenvolvedor“, então volte ao menu de Configurações e vá em “Opções do desenvolvedor” e habilite a depuração USB.
  3. Execute o comando adb devices no prompt do DOS e você precisa ver na tela do smartphone uma mensagem confirmando uma autorização para continuar à comunicação entre seu computador e o celular.

Agora execute novamente o comando adb devices e você verá seu dispositivo listado:

Pronto, com o resultado do comando adb devices foi possível validar a instalação dos comandos fastboot e adb.

Instalação do Android fornecido pela Google

Depois de baixar e descompactar a ROM da Google é preciso colocar o celular em fastboot mode. Para isso desligue o aparelho, pressione o botão para baixar o volume + liga/desliga e aguarde entrar no fastboot mode.

Execução do script para instalação da ROM fornecida pelo Google

Windows:

Através do Explorer vá até a pasta descompactada do ROM da Google e clique duas vezes sobre o arquivo flash-all.bat.

Linux:

Vá até a pasta com a ROM descompactada e execute o script ./flash-all.sh via terminal.

Em ambos ambientes (Linux e Windows) você terá uma saída semelhante ao log abaixo e seu smartphone deve reiniciar duas ou três vezes até que o Android seja inicializado normalmente. O processo demora cerca de 2 ou 3 minutos.

Por último você pode bloquear novamente o dispositivo com o comando fastboot em fastboot mode:

Isso fará que o smartphone ou tablet Nexus fique bloqueado e com a ROM original Google.

Pronto, seu smartphone voltou às configurações de fábrica com a ROM original fornecida pela Google.

Fernando Mariano

Formado em Engenharia de Computação e atua como Administrador de Sistemas há mais de 9 anos e desenvolve sua startup no mercado de concursos públicos chamada Enter Concursos.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. João Marcos disse:

    amigo, instalei cyanogem no meu nexus 4 através do aplicativo de instalação fornecido por eles.

    em 3 dias, a parte de baixo do touch screen parou de funcionar (menu, voltar)

    quero retornar à rom original, mas não tenho experiência e fiquei confuso com os links do Java.

    você poderia me ajudar?

    obg e parabéns pelo excelente blog.

    • A sua dificuldade no JAVA deve ser em setar a variável JAVA_HOME, que é necessária para informar ao Windows em qual diretório do seu computador o Java foi instalado. Caso você não tenha conhecimento de como fazer, recomendo você procurar por vídeos no youtube que mostram como realizar essa configuração. Por exemplo: http://youtu.be/9hnmyQUYbro

  2. Vitor Ismar disse:

    Muito bom este post, voltei para o Rom original usando o ubuntu, com apenas umas 3 linhas de comando… Parabéns pelo post.

  3. artciclo disse:

    não estou conseguindo… fiz todos os paços certinho
    chega na hora de executar o “flash-all.sh” ele executa no terminal, mas no final aparece uma mensagem… “error: failed to load ‘image-nakasi-jwr66y.zip’: No such file or directory root@artciclo-Inspiron-1545:/home/artciclo# ”

    estou tentando resetar o nexus 7 via ubuntu

    um abraço

  4. Tairone Dias disse:

    Olá, obrigado pelo post. Mas não estou conseguindo ter permissão para executar o ./flash-all.sh
    Você sabe de algo em que possa ser feito?
    Obrigado

  1. janeiro 2, 2014

    […] Neste artigo explico como instalar o Android fornecido pela Google no smartphone Nexus 4 da LG, restaurando assim as configurações de fábrica.” [referência: mariano.eng.br] […]

Deixe uma resposta