Google Compute Engine – serviço de computação em nuvem com Debian

Até poucas semanas atrás para utilizar o serviço de computação em nuvem para hospedagem de VMs era preciso preencher uma formulário criado no Google Docs para receber as informações de acesso. Mas a partir de maio o acesso foi liberado para todos e é preciso apenas ter uma conta no Gmail.

O serviço da Google de IaaS (infraestrutura como serviço), concorrente da Amazon EC2, forneces diversos tipos de hardware para máquinas virtuais com cobrança sob demanda. O endereço é cloud.google.com e o Google Compute Engine possui algumas funcionalidades em destaque como:

  • Cobrança por menos de uma hora: o período mínimo é de 10 minutos e o adicional é realizado minuto a minuto;

  • Instâncias com processamento compartilhado de baixo custo: destinadas a baixas cargas de trabalho são instâncias com custos reduzidos e recursos compartilhados com outras VMs;

  • Roteamento avançado: permite a criação de gateways e servidores VPN para que seja possível construir aplicações e conectar a sua rede local com a Google Compute Engine de forma segura;

  • Discos persistentes de até 10 terabytes por volume.

A Google Compute Engine atende a certificação de segurança 27001:2005.

De início o Google adotou o Debian 7 “wheezy” como sistema operacional default de suas instâncias Linux, mas deixou claro que está avaliando a possibilidade de adicionar outros sistemas operacionais em seu produto. E para melhorar a performance e reduzir custos com tráfego de rede a Compute Engine fornece repositórios de pacotes locais para uso das instâncias Debian.

As VMs possuem custo a partir de $0.021 para micro (1 core virtual e 0.60 GB de RAM) e $0.059 (1 core virtual e 1.7 GB de RAM). Outras opções com mais poder de processamento ou memória RAM também estão disponíveis.

Referências:

Cursos Online para Auditor de TI do TCU

Fernando Mariano

Formado em Engenharia de Computação e atua como Administrador de Sistemas há mais de 9 anos e desenvolve sua startup no mercado de concursos públicos chamada Enter Concursos.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Kleber disse:

    Quanto ao google compute engine, não consigo compreender o processo de hospedar um projeto(http://exemplo.com.br) e adicionar os dns, já que na digital ocean é bem simples

Deixe uma resposta