CyanogenMod lento, problemas com WiFi/bluetooth após upgrade

Utilizo o CyanogenMod há alguns meses e acredito que seja o melhor sistema operacional disponível para smartphones no momento. Caso ainda não o conheça convido você para ler o artigo onde cito as principais funcionalidades e facilidades do CyanogemMod.

Estou sempre atualizando as versões do CyanogemMod e algumas vezes testando as ROMs originais fornecidas pela Google. Porém ao realizar a instalação do CyanogenMod M Snapshot da versão 10.2 (baseado no Android 4.3) sobre o Android KitKat 4.4 que estava instalado no Nexus 4, tive diversos problemas com o CyanogenMod. Falhas com o telefone (ligar e receber chamadas), microfone, WiFi, bluetooth e diversos outros problemas deixavam o smartphone inutilizável.

Mesmo reinstalando versões estáveis do sistema continuava lento, com falha na ativação do WiFi e bluetooth. Não era possível receber e realizar chamadas e mensagens de erro na saída do comando dmesg eram exibidas e com elas algumas dicas de como resolver o problema. Só era possível utilizar o celular reinstalando uma versão de ROM original da Google. Nem mesmo a ROM AOKP funcionava corretamente.

Por exemplo, a rede WiFi não era reconhecida pois o driver não podia ser carregado. Veja a saída do comando dmesg após a instalação do CyanogenMod 10.2 M Snapshot (lembrando que a instalação foi realizado sobre o Android KitKat 4.4 da Google):

Aparentemente as falhas ocorrem pois provavelmente o firmware do radio do Android KitKat 4.4 é incompatível com o CyanogenMod 10.2 (baseado no Android 4.3). Acabei não investigando a fundo a causa raiz do problema, porém se você ver o código do flash-all.sh disponibilizado pela Google verá que neste script é realizada o flash do firmware de radio que não é feito nas instalações do CyanogenMod.

Veja o código da instalação do Android 4.4, 4,3 e 4.2.2 fornecido pela Google para o Nexus 4. O comando fastboot flash radio radio-version.img não é necessário na instalação do CyanogenMod. Como o Android 4.4 e 4.2.2 usam diferentes versões do radio, provavelmente o CyanogenMod 10.2 (baseado no Android 4.3) não conseguia obter o driver para a rede WiFi e outros dispositivos sem fio.

Cursos Online para Auditor de TI do TCU

Abaixo alguns screenshots nas falhas que ocorriam quando se tentava ativar o WiFi:

Tornando o CyanogenMod estável e funcional novamente:

Como decidi utilizar a versão estável do CyanogenMod (10.1.3 – baseado no Android 4.2.2) segui os seguintes passos para realizar a instalação do CyanogenMod:

  • Baixar o Android factory 4.2.2 da Google e instalar a ROM com flash-all.sh no fastboot mode;
  • Aguardar inicialização completa do Android da Google;
  • Desligar o aparelho;
  • Ligar em fastboot modeinstalar o ClockworkMod Recovery com o comando: fastboot flash recovery recovery-clockwork-6.0.4.3-mako.img
  • Ainda no fastboot mode iniciar o recovery mode;
  • Fazer wipe / factory reset;
  • Copiar a ROM estável do CyanogenMod 10.1.3 com adb push cm-10.1.3-mako.zip /sdcard/ e gapps;
  • Instalar o zip do CyanogenMod e gapps e reinicie o smartphone.

Pronto, agora o CyanogenMod no Nexus 4 voltará a ficar estável e rápido.

Obs.: os passos descritos neste artigo foram feito de forma resumida propositalmente, pois provavelmente todos os passos são triviais para você que já instalou o CyanogenMod. Veja um artigo mais completo de como instalar o CyanogenMod no Nexus 4 via Ubuntu ou como instalar as ROMs disponibilizadas pela Google pode lhe ajudar a compreender melhor este artigo.

Apesar das versões do CyanogenMod citadas neste artigo já não serem a mais recente este problema pode acontecer com outras versões do sistema operacional, já que aparentemente a falha ocorria pela diferença de nome de arquivo dos drivers de dispositivos sem fio (bluetooth, WiFi, radio celular e etc) por isso este procedimento pode ser útil para você.

Algumas referências que também podem ser úteis:

Fernando Mariano

Formado em Engenharia de Computação e atua como Administrador de Sistemas há mais de 9 anos e desenvolve sua startup no mercado de concursos públicos chamada Enter Concursos.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Paulo Roberto disse:

    Bom dia, kra tenho um razr xt910 onde instalei esta versão 4.2.2 da Cyanogenmod e também consta os mesmos problemas relatados (principalmente com relação ao WiFi e 3G) me indica realizar os passos sugeridos para o meu aparelho ou acha que é específico do Nexus 4?

  2. Acredito que sim, você não deve ter problemas em restaurar seu S.O. original. Mas recomendo você restaurar seu Android com a ROM fornecida pelo fabricante do seu smartphone. Infelizmente não conheço como realizar este procedimento em celulares Motorola. Boa sorte!

  3. adriano disse:

    BOA TARDE, AO INSTALAR A CYANOGENMOD 11 NO RAZR HD XT925 ACONTECEU A MESMA COISA COM WIFI, POREM AO VOLTAR A ROM ORIGINAL O APARELHO PERMANECE COM MESMO DEFEITO, SERA QUE PODE ME AJUDAR?

  4. Patrick disse:

    Boa noite Fernando.

    Instalei o Cyanogendmod 11.0 (XNPQ09P), baseado no Android 4.4.2 no Nexus 4 e gostei de suas funcionalidades e flexibilidade no acesso ao Sistema operacional. Entretanto Não gostei nada do problema que gerou no rádio Wireless e Bluetooth! Agora não consigo enxergar qualquer rede WiFi, não identifica nenhum Hotpot. Tentei instalar uma versão anterior (10.2) e o problema continuou; voltei ao 11.0 e consegui atualiza-lo, porém o problema dos Drivers do Wireless continua.

    A equipe do CyanogenMod fez um bom trabalho com esta distribuição do Android, porém pecam ao Não dar o suporte adequado a estes problemas do software interferindo em alguns Hardware. No Site do CyanogenMod diz claramente que não responderam nem darão suporte a respeito da ROM; isso achei muito ruim, deixando o usuário à sua própria sorte! Embora eu tenha conhecimentos de Linux (porém não especificamente do Android), já passou a época que tinha paciência e tempo de mexer nas configurações e Kernel de um Sistema operacional. Por favor, você sabe se existe alguma forma de resolver esta falha grave desta versão do Cyanogen com o Drive do Nexus 4? Já perdi várias horas tentando resolver e nada. Ainda não queria desistir desta ROM e voltar ao Android original do Nexus 4, mas sem um mínimo de suporte, torna-se complicado. Por acaso você teria algum Email do pessoal de desenvolvimento da CyanogenMod, para envia-lhes direto este problema? Afinal a versão 11.0 é final e não uma versão Beta ou RC.

    Desde já lhe agradeço sua ajuda e parabenizo-o pelo excelente Blog.

    Obrigado.

    • Fala Patrick. Já passei por esse problema com a rede WiFi e Bluetooth no Nexus 4 utilizando o CyanogenMod, mas no meu caso não conseguia realizar e receber chamadas.

      Faça o que descrevi no artigo e você conseguirá recuperar o seu smartphone e depois decidir em continuar com o Android da Google ou voltar com o CyanogenMod.

      Basicamente o segredo está em baixar e instalar a versão original do Android em https://developers.google.com/android/nexus/images#occam e depois instalar o CyanogenMod com uma versão baseada na que vocẽ baixou no site do Google.

      Boa sorte!

      • Patrick disse:

        Oi Fernando. Agradeço-lhe sua resposta e realmente é muito frustrante não poder utilizar todos os recursos do aparelho (principalmente redes WiFi), devido à instalação deste Android “alternativo”, que acabei instalando induzido por um amigo, para melhorar a performance e alguns problemas de instabilidade que vinha apresentando e acabei nesta situação.

        Não seria possível conseguir um Drive adequado do Cyanogenmod para o rádio Wi-Fi / Blue Tooth, que fosse compatível e reconhecido pelo Sistema operacional, poupando assim o tempo necessário para reinstalar a versão original do Android, que nem sei ao certo se vai resolver o problema nessa altura dos acontecimentos?

        Não seria possível pedir à equipe de desenvolvimento do Cyanogenmod uma “atenção especial” para que pudessem resolver este problema técnico que deve afetar milhares de usuários e propietários de um Nexus 4? Eles não tem algum Email de suporte, sequer??

        Se a única saída é voltar ao Android original do Google, qual de todas as versões oi imagens “Occam”, que aparecem no Link enviado, você acredita que funcione melhor no Nexus 4?

        4.2.2 (JDQ39)
        4.3 (JWR66Y)
        4.4 (KRT16S)
        4.4.2 (KOT49H)
        4.4.3 (KTU84L)

        E por último, será necessário ou aconselhável instalar essa ROM original via Linux? Creio que a instalação via Windows é bastante complicada, demorada e mais sujeita a erros.

        Desde já agradeço-lhe novamente sua atenção e ajuda.

        Obrigado!
        Patrick.

        • Patrick, conseguir um drive a parte acredito que seja difícil, talvez se você postar sua dúvida no fórum xda developers pode ser que alguém consiga lhe ajudar. Sobre o suporte direto para com a equipe do CyanogenMod você pode tentar reportar um bug em https://jira.cyanogenmod.org/secure/Dashboard.jspa.

          Sobre a versão Android disponibilizada pela Google, com certeza qualquer uma delas vai funcionar e muito bem. Eu utilizaria a mais recente. Em relação a instalação particularmente eu prefiro via Linux, se você tiver um pouco de conhecimento no sistema operacional é bem tranquila. No meu blog você encontra um artigo de como realizar a instalação da ROM Android original via Linux.

          Boa sorte!

Deixe uma resposta