Como resolver problemas de velocidade de internet banda larga fixa ou móvel
By Fernando Mariano
- 8 minutes read - 1698 wordsNo Brasil problemas com velocidade de Internet com as atuais operadoras como NET, GVT, Oi, Velox e demais empresas não são incomuns.
Geralmente a primeira ação tomada é a realização de teste de velocidade online com a taxa de upload e download, mas isso pode não mostrar todos os detalhes de sua conexão banda larga com a Internet. Ter um poder de argumentação para convencer o analista de suporte da operadora, de que somente a reinicialização do modem não resolverá o incidente, e que a raiz do problema pode estar em um dos roteadores/backbones da prestadora do serviço geralmente não é uma tarefa fácil.
Se você acredita que a Internet de sua empresa ou residência (seja um link dedicado de empresas como Embratel, Algar Telecom/CTBC, GVT ou links residenciais como NET, Vivo e outras) esteja apresentação lentidão, tempo de resposta alto, problemas com resolução de nomes, este artigo pode ser útil.
O ponto mais importante é deixar o link banda larga isolado, ou seja, nenhuma máquina com exceção à utilizada para realização dos testes deve estar conectada à Internet para evitar que o consumo de banda via torrent ou qualquer processo que possa consumir download/upload e assim, afete os resultados obtidos com os testes.
Testes de velocidade de Internet pelo NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br) é uma entidade civil que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil que são desde tratamento e respostas à incidentes de segurança, registro e manutenção de domínios .br, projetos que apóiem ou aperfeiçoem a infra-estrutura de redes no País e outras atribuições. Para conhecer mais informações sobre o NIC.br acesse https://www.nic.br/sobre-nic/nicbr.htm.
O NIC.br disponibiliza um portal para teste de velocidade de links de internet bem completo com medições de latência, jitter, velocidade no protocolo TCP e UDP. Além do relatório mais completo com informação de latência e jitter, do que os tradicionais valores de upload e download oferecidos pela maioria das empresas é possível exportar o relatório em PDF e histórico de medições.
O acesso ao software online de medição é feito pela URL: https://simet.nic.br/teste/
Após finalizar o testes é possível salvar o resultado do teste de velocidade em pdf para enviá-lo à sua operadora ou Anatel.
Um recurso interessante para verificar a velocidade de Internet de sua região é a integração do Google Maps com os resultados realizados por todos os usuários permitindo descobrir qual a melhor operadora de determinada região, seja para internet via rádio, fixa ou 3g/4g. Acesse o recurso em: https://simet.nic.br/mapas/
Por exemplo, na época da edição deste artigo, na região de Campinas, a melhor operadora no critério de velocidade de internet é a Telefônica Brasil S.A (agora conhecida como Vivo) com velocidade média de 44.72 Mbit/s de um total de 162 medições, a segunda a GVT com 20.04 Mbit/s e NET com 15.12 Mbit/s.
Já no Rio de Janeiro o melhor serviço de internet banda larga é da operadora GVT, com 11.58 Mbit/s de velocidade média em 1249 medições.
Outros critérios como latência, jitter e perda de pacotes também são disponibilizados para visualização no gráfico.
No mapa também é possível visualizar os mesmos gráficos com velocidade, latência e etc. dos testes realizados na rede de Internet móvel (3g/4g) das operadoras de internet. Apesar de apresentar poucas medições em Campinas é útil para identificar as operadoras com melhores velocidades e qualidade de Internet.
Existem outros medidores de velocidade na Internet, porém a aplicação web disponibilizada pela NIC.br é uma das mais completa que já utilizei.
Em alguns casos, existem operadoras que possuem um aplicativo ou portal oficial para medição da velocidade da internet, como é o caso da Algar Telecom. No endereço http://velocidade.algartelecom.com.br/ você encontra um medidor fornecido pela empresa Ookla. Antes de entrar em contato com o suporte vale a pena comparar o resultado obtido no site da NIC.br com o medidor oficial da operadora fornecedora da sua banda larga.
Projeto Brasil Banda Larga promovido pela Anatel
Existe também outro testador que foi criado pelo projeto Brasil Banda Larga, criado através de uma resolução da Anatel para aferir a qualidade de Internet no Brasil. O projeto consiste em distribuir equipamentos chamados Whitebox para voluntários cadastrados no projeto, que é colocado entre o modem e o Access Point ou roteador para coletar informações sobre uma conexão anda larga para serem utilizadas nas estatísticas de medições de qualidade da Internet. Para mais informações sobre o projeto e entendê-lo de forma rápida acesse a FAQ do portal Brasil Banda Larga.
Os resultados aferidos no projeto Brasil Banda Larga são divulgados periodicamente pela Anatel. Os resultados podem ser obtidos em um relatório em PDF na sala de impressa.
Por exemplo, o relatório de setembro de 2014, o mais atual disponibilizada na sala de imprensa da Anatel mostra que no estado de São Paulo o melhor desempenho nas medições do projeto para velocidade média foi a NET.
Outras versões dos relatórios do Brasil Banda Larga pode ser obtido no site da Anatel.
Medições de qualidade da Internet pelo Netflix e Google Youtube
Grandes empresas que dependem da qualidade da Internet que provedores e operadoras oferecem a seus clientes também estão interessadas que em links de boa qualidade.
A Netflix oferece no portal https://ispspeedindex.netflix.com/brazil o relatório de velocidade média das principais operadoras do Brasil. No relatório de dezembro de 2014 a Live TIM e GVT com as melhores colocações e 3.44 e 3.32 Mbps respectivamente.
Netflix - medição de velocidade de internet
O Google também está interessado em jogar limpo e mostrar para os usuários como a Internet funciona e de quem pode ser a culpa da lentidão apresentada quando você vai assistir um vídeo no Youtube. O endereço Relatório de Qualidade de Vídeo vai mostrar a velocidade das principais operadoras com os serviços do Youtube/Google, porém ainda não está disponível para o Brasil.
Se a melhor operadora não está disponível em sua região, ao menos para condomínios algumas operadoras fornecem um formulários para síndicos entrarem em contato para solicitar a instalação, por exemplo, a GVT.
Por último, uma outra forma de verificar medições de qualidade da Internet é pelo portal Open Signal. Por meio de um aplicativo milhares de medições são realizadas e enviadas para o site, e informações sobre qualidade do sinal das operadoras móveis e velocidade são compartilhadas pela plataforma. Por exemplo, veja os melhores serviços na região de Campinas - SP:
Open Signal Qualidade de rede das operadoras móveis na região de Campinas
O link realmente encontra-se com problemas de velocidade ou disponibilidade?
Não só problema de desempenho como velocidade ou indisponibilidade ou intermitência do serviço banda larga pode ser reportado para a Anatel. É possível formalizar uma reclamação sobre erros de cobrança e qualquer solicitação ou serviço prestado de forma insatisfatória.
Primeiro passo: formalizar uma reclamação com a operadora prestadora do serviço
Depois de detectar que o link realmente está com problemas você deve primeiro abrir uma reclamação e obter o número do protocolo da reclamação com a operadora. Geralmente a única forma possível de contato é via telefone, para saber o número acesso o site da empresa.
Abaixo a URL do fale conosco com as principais empresas:
- NET Combo (para pessoas físicas)
- Vivo
- TIM
- OI
- GVT
- Central de Vendas e Relacionamento com o Cliente - 103 25
- GVT TV - 106 25
- Deficientes Auditivos e da Fala - 142.
Segundo passo: formalizar a reclamação com a Anatel
A Anatel é um órgão regulador e fiscalizador de serviços de telecomunicações no Brasil. Tal poder foi outorgado pelo Ministérios da Comunicações e com isso sua responsabilidade é ser capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional.
Caso o prazo para a resolução de sua solicitação com a operadora não tenha expirado você pode recorrer para a Anatel. Como pessoa física existem duas formas: telefone e Internet.
Abertura de protocolo/reclamação online na Anatel
A reclamação online na Anatel é mais interessante, pois é possível escrever a sua reclamação com mais detalhes técnicos do que passando todas as informações para o atendente por telefone. O endereço para a reclamação online na Anatel é feito pelo sistema FOCUS - Suporte do Atendimento aos Usuários. O único detalhe que só é possível para pessoas físicas.
Para reclamação de pessoa jurídica o caminho é realizar uma reclamação via telefone ou algumas vezes quando a explicação é inviável é possível realizar via carta. Infelizmente contrariando o bom senso, atualmente não é mais possível realizar a reclamação online com um CNPJ, somente com CPF. Há alguns anos atrás era possível fazer uma reclamação como PJ, inclusive já cheguei a realizar e foi resolvida pela operadora após a abertura do processo de reclamação online com a Anatel.
Porém uma forma de detalhar a reclamação de uma pessoal Jurídica em relação a uma operadora de Internet é por meio do envio de uma carta postada pelos Correios. Por incrível que pareça o método funciona e após o envio da carta para o endereço da Anatel um profissional do órgão regulamentador irá entrar em contato por telefone para informar o código do protocolo da reclamação.
A reclamação na Anatel sobre determinado problema com qualquer operadora costuma funcionar, pois caso a solicitação não seja atendida dentro do prazo a operadora paga uma multa devido a falta de suporte ao cliente.
Reclame Aqui: na maioria dos casos não funciona
Infelizmente uma reclamação no Reclame Aqui não funciona na maioria dos casos, com exceção da NET e Algar Telecom que respondem seus clientes. Empresas como Oi, Vivo, Velox e GVT não responderam nenhuma reclamação das mais de 160 mil reclamações que todas somam juntas.
Cancelamento de contrato com a operadora
Se ainda estiver insatisfeito com os serviços prestados pela operadora, é possível cancelá-los sem multa após o período de 12 meses, mesmo com a compra de aparelhos e outras vantagens na assinatura do contrato.
Atualmente o cancelamento pode ser feito via internet ou então por telefone com atendimento via URA, ou seja, não é preciso passar por uma atendente que irá lhe oferecer uma plano promocional para permanecer com o contrato.
Se você conhecer algum outra forma ou medidor de velocidade de boa qualidade, comente!
No mais, boa sorte você vai precisar! :)