Como instalar a ROM CyanogenMod via Ubuntu

Caso você ainda tem dúvidas se vai instalar o CyanogenMod em seu smartphone, leia as principais funcionalidades e opções que acredito que faz o Cyanogen ser o melhor sistema operacional baseado no Android, inclusive melhor que as versões lançadas pela Google.

Neste artigo você verá como instalar a ROM CyanogenMod no celular LG Nexus 4 da Google através do Ubuntu Linux.

Se você é usuário de Windows a instalação pode ser feita através de um app (CyanogenMod installer) e mais outro aplicativo que será instalado em seu computador.

Lembre-se antes de iniciar o procedimento de instalação tenha em mente:

  • não há garantia nenhuma que o procedimento irá funcionar. Apesar de ter executado diversas vezes em meu aparelho sem danificá-lo, faça por sua conta e risco;
  • o procedimento de instalação foi realizado e testado no LG Nexus 4 da Google e Ubuntu 13.04 Desktop 64bits;
  • ao trocar o sistema operacional você perde a garantia do smartphone;
  • o procedimento de instalação do CyanogenMod é reversível, ou seja, você consegue reinstalar o Android da Google nas versões 4.2.2, 4.3 ou 4.4 no Nexus 4;
  • crie backup de todos seus arquivos, fotos e etc, pois todos os dados serão apagados.

Preparação da instalação do CyanogenMod:

Recomendo iniciar o uso do CyanogenMod pela versão estável, assim você evita bugs e frustações. Vá até a página oficial de downloads do projeto e baixe a última versão disponível:

Valide o md5sum do arquivo baixado com o informado na página de downloads. A validação garante que o arquivo baixado está intacto e não foi corrompido durante a transferência para seu computador, dessa forma você evitará surpresas durante a instalação.

Cursos para Concurso do Senado Federal - Suporte de Sistemas

A instalação é feita através da conexão USB com seu computador, por isso é necessário ativar as funções de desenvolvedor no smartphone. Para habilitá-la faça:

  • abra a “configurações de sistema”, vá até a última opção “sobre o telefone” e pressione por 7 vezes o número da versão. Será exibida a mensagem: “você é um desenvolvedor”.

Agora vamos habilitar o debug via USB para que os comandos executados no Ubuntu consigam realizar as operações necessárias no smartphone:




  • abra “configurações de sistema”, vá novamente até “sobre o telefone”, depois em “opções do desenvolvedor” e habilite a “depuração USB”.

Instalação dos comandos para fastboot e adb. O comando fastboot é utilizado para desbloquear o dispositivo e o adb para reiniciar o Android sem que seja necessário utilizar o botão “power ou liga/desliga” do smartphone.

O comando acima faz a instalação dos pacotes no Ubuntu e derivados do Debian, mas acredito que os pacotes android-tools-fastboot e android-tools-adb estejam disponíveis nos repositórios do Fedora, ArchLinux e outras distros Linux.

Para a instalação do CyanogenMod 13 é preciso ter a versão 1.0.32 do adb. Uma forma de instalar a última versão,  é utilizar o pacote do Android Studio/SDK Tools do pacote oficial da Google somente com as ferramentas de linha de comando.  Acesse a página: http://developer.android.com/intl/pt-br/sdk/index.html#Other, procure por “command line tools” e faça o download para sua plataforma/sistema operacionalNo momento, a última versão disponível para baixar, chama-se: android-sdk_r24.4.1-linux.tgz.

Descompacte o pacote e execute o comando de instalação do adb/fastboot:

A instalação vai demorar alguns minutos e baixar vários arquivos, tenha paciência. 🙂

Desbloqueando o Nexus 4 com o comando fastboot:

Conecte o Nexus 4 via USB ao computador para reiniciá-lo por meio de um comando em fastboot mode. O fastboot mode é um modo de recuperação suportado por alguns aparelhos, por exemplo, o Nexus 4. E para operá-lo você precisa do pacote instalado acima (android-tools-fastboot). Com ele é possível zerar partições, desbloquear o smartphone, fazer atualizações e instalações.

O comando adb (Android Debug Bridge) é uma ferramenta de linha de comando que conecta ao seu sistema operacional Android, ao ClockworkMod em Recovery Mode e executa algumas operações administrativas. Como por exemplo, reiniciá-lo, realizar backup e restore, iniciar o bootloader/fastboot mode, copiar arquivos para o smartphone ou para seu computador e outras funções.

Abra o terminal e digite para iniciar em fastboot mode:

Após a execução do comando acima pode aparecer a seguinte mensagem no Nexus 4: Permitir a depuração USB? A impressão digital da chave RSA deste computador é: 11:22:33:44:..:NN. Apenas confirme que você autoriza a conexão do smartphone com seu computador.

Após conceder a autorização repita o comando adb reboot bootloader e seu telefone irá reiniciar.

Você também pode acessar o bootloader/fastboot mode do seguinte modo:

  • desligue o celular;
  • pressione ao simultaneamente o botão para baixar o volume + o botão liga/desliga simultaneamente;

Abaixo o Nexus 4 em fastboot mode:

Obs.: o seu smartphone está com o estado bloqueado, ou seja, a última linha com Lock state – locked.

Iniciar o smartphone em fastboot mode é necessário para desbloqueá-lo e assim prosseguir com a instalação do ClockworkMod para realizar a instalação da ROM CyanogenMod. O ClockworkMod é um aplicativo de recuperação que permite a instalação de novas ROMs, backup e restore do sistema operacional, formatação de partições e etc.

No terminal no Ubuntu/Linux digite o comando para desbloquear o bootloader:

Após executar o comando acima, aparecerá uma mensagem de confirmação:

Selecione “yes” com o botão de volume e pressione “power” e assim você concorda com os riscos envolvidos :). O estado irá se alterar para Lock State – unlocked.

Ao final, a mensagem é exibida no terminal do Linux:

Como instalar o ClockworkMod para instalação do CyanogenMod

ClockworkMod é uma aplicação para recuperação, instalação, formatação de partições, backup e restore do sistema operacional Android. Após a instalação ela ficará disponível no bootloader/fastboot mode através da opção Recovery Mode.

O Nexus 4 já vem com recovery mode padrão, porém ele só possui as seguintes funcionalidades:

  • reiniciar o sistema;
  • aplicar ‘wipe / factory reset;
  • copiar atualizações via ADB;
  • formatar a partição cache.

A instalação do ClockworkMod substitui o recovery original do Google, mas lembre-se e fique tranquilo, pois é possível restaurar o estado original do Nexus 4.

A substituição da aplicação de recuperação é necessária, pois o recovery da Google não possui a função para instalar novas ROMs.

Primeiro faça o download do ClockworkMod na página oficial do projeto:

Execute o comando md5sum no arquivo e confira o valor gerado com o comando abaixo:

37e38b68c7e9a78fd8891085eec9649a recovery-clockwork-6.0.3.6-mako.img

Instalação do ClockworkMod com o comando fastboot (o smartphone precisa estar em fastboot mode) e no estado unlocked:

Se tudo ocorreu bem, selecione a opção Recovery mode no fastboot mode e o ClockworkMod irá iniciar.

Recovery Mode:

ClockworkMod Recovery:

Lembra da ROM baixada no site oficial do projeto CyanogenMod? Com o comando adb copie a ROM direto para o sdcard do Nexus 4. É preciso iniciar o Android em Recovery Mode, que a essa hora já irá inicializar o ClockworkMod. Dessa forma, é possível transferir a imagem do CyanogenMod.

Finalizada a transferência chegou a hora de instalar o CyanogenMod.

Para realizar a instalação limpa do CyanogenMod é preciso limpar todos os dados do smartphone. Sendo assim, no ClockworkMod selecione com as teclas de volume “wipe data-factory reset” e confirme com o botão “power”.

Ainda no CWM (ClockworkMod) faça a instalação do CyanogenMod, selecione ‘install zip’ -> ‘choose zip form sdcard’ -> ‘0/’ selecione o arquivo cm-10.1.3-mako.zip e confirme com o botão liga/desliga.

O CyanogenMod não acompanha com a série de aplicativos do Google (Gmail, Youtube, Play Store, Drive, Maps e etc). É preciso realizar o download de um pacote com os aplicativos:

A versão acima é compatível com a versão 10.1.X do CyanogenMod) para outras versões faça o download correto na wiki do Cyanogenmod. Também é recomendável conferir o md5sum do gapps.

Faça a instalação do zip do gapps da mesma forma realizada para o zip do CyanogenMod. No CWM selecione ‘install zip’ -> ‘choose zip form sdcard’ -> seleciono o arquivo gapps-jb-versao-signed.zip e confirme com o botão power.

Pronto reinicie o aparelho e você verá o CyanogenMod carregando durante alguns segundos e então é só configurar sua conta Google e personalizar seu smartphone.

As personalizações estão disponíveis nas configurações do celular. A minha sugestão é que você vá navegando entre as opções, alterando, testando até encontrar todas que lhe agrade.

Referências:

Fernando Mariano

Formado em Engenharia de Computação e atua como Administrador de Sistemas há mais de 9 anos e desenvolve sua startup no mercado de concursos públicos chamada Enter Concursos.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Erick Duarte disse:

    Brother, para executar esse procedimento é preciso ter o aparelho rooteado?

    • Não, você precisa basicamente apenas desbloquear o bootloader do Nexus (comando fastboot), instalar o ClockworkMod e por fim instalar o CyanogenMod. Com a instalação do CyanogenMod já é possível utilizar aplicativos no modo super usuário (root).

      Muitas vezes isso causa confusão, desbloquear o bootloader é diferente de sua ROM suportar o modo root/super user. O desbloqueio do bootloader é necessário para realizar a instalação do ClockworkMod que por sua vez fará a instalação do CyanogenMod.

  2. Diogo Menezes disse:

    Boa noite, quando dou o comando adb reboot bootloader ele retorna: Error Device Not Found!
    O meu telefone está conectado via usb.

    eu utilizo o kio mtp para acessar meus arquivos, isso tem algo que interfira?

    minha distro é o openSuSE 13.1 64bits.

    • Vamos lá, algumas possibilidades:

      – você habilitou o modo de desenvolvedor?
      – na primeira tentativa de conexão com o smartphone você precisa autorizar no Android a conexão de originada em seu computador via USB;
      – ao invés de reiniciar pelo do comando adb reboot bootloader, você pode desligar o smartphone normalmente e ao ligá-lo pressionar simultaneamente “botão power” + “volume para baixo” até que o modo fastboot seja carregado.

      Quanto ao kio mtp nunca utilizei, não sei dizer se pode influenciar.

  3. Jammerson Fernando disse:

    Pô Mariano, parabéns cara. Já me salvou várias vezes.

    Gosto de mexer bastante e sempre que dá uma bronca, volto aqui pra dar uma olhada nos comandos ADB

    Parabéns, e obrigado mais uma vez

  4. Lucas Ramos de Oliveira disse:

    Oi. Eu preciso muito desbloquear o bootloader do GT-N7000 pra instalar o CWM. Eu tento fazer do jeito que ensina no tutorial, mas ele não inicia em modo bootloader. Quando executo o comando, ele reinicia, mas inicia em modo normal novamente. Alguém pode me ensinar a como fazer no meu? Obrigado

  5. Boa noite tenho um samsung gran prime e configurei modo root, apos um tempo voltei as configurações originais dos mesmo so que agora esta tudo em inglês e ele nao deixa eu instalar uma rom original sempre da erro. Voce pode me ajudar ?

  6. Manassés disse:

    OLá,amigo toda vez que tento dar algum comando meu pc trava oqe pode ser isso?

  1. dezembro 3, 2013

    […] “A instalação foi baseada no Ubuntu 13.04 com o LG Nexus 4 da Google. Talvez com poucas alterações seja possível realizar em outro aparelho. Todo o processo é realizado utilizando ferramentas disponíveis nos repositórios oficias do Ubuntu, por isso a adaptação para outra distribuições não deve ser difícil.” [referência: mariano.eng.br] […]

Deixe uma resposta