Como instalar a ROM CyanogenMod via Ubuntu
Caso você ainda tem dúvidas se vai instalar o CyanogenMod em seu smartphone, leia as principais funcionalidades e opções que acredito que faz o Cyanogen ser o melhor sistema operacional baseado no Android, inclusive melhor que as versões lançadas pela Google.
Neste artigo você verá como instalar a ROM CyanogenMod no celular LG Nexus 4 da Google através do Ubuntu Linux.
Se você é usuário de Windows a instalação pode ser feita através de um app (CyanogenMod installer) e mais outro aplicativo que será instalado em seu computador.
Lembre-se antes de iniciar o procedimento de instalação tenha em mente:
- não há garantia nenhuma que o procedimento irá funcionar. Apesar de ter executado diversas vezes em meu aparelho sem danificá-lo, faça por sua conta e risco;
- o procedimento de instalação foi realizado e testado no LG Nexus 4 da Google e Ubuntu 13.04 Desktop 64bits;
- ao trocar o sistema operacional você perde a garantia do smartphone;
- o procedimento de instalação do CyanogenMod é reversível, ou seja, você consegue reinstalar o Android da Google nas versões 4.2.2, 4.3 ou 4.4 no Nexus 4;
- crie backup de todos seus arquivos, fotos e etc, pois todos os dados serão apagados.
Preparação da instalação do CyanogenMod:
Recomendo iniciar o uso do CyanogenMod pela versão estável, assim você evita bugs e frustações. Vá até a página oficial de downloads do projeto e baixe a última versão disponível:
Valide o md5sum do arquivo baixado com o informado na página de downloads. A validação garante que o arquivo baixado está intacto e não foi corrompido durante a transferência para seu computador, dessa forma você evitará surpresas durante a instalação.
A instalação é feita através da conexão USB com seu computador, por isso é necessário ativar as funções de desenvolvedor no smartphone. Para habilitá-la faça:
- abra a “configurações de sistema”, vá até a última opção “sobre o telefone” e pressione por 7 vezes o número da versão. Será exibida a mensagem: “você é um desenvolvedor”.
Agora vamos habilitar o debug via USB para que os comandos executados no Ubuntu consigam realizar as operações necessárias no smartphone:
- abra “configurações de sistema”, vá novamente até “sobre o telefone”, depois em “opções do desenvolvedor” e habilite a “depuração USB”.
Instalação dos comandos para fastboot e adb. O comando fastboot é utilizado para desbloquear o dispositivo e o adb para reiniciar o Android sem que seja necessário utilizar o botão “power ou liga/desliga” do smartphone.
1 |
apt-get install android-tools-fastboot android-tools-adb |
O comando acima faz a instalação dos pacotes no Ubuntu e derivados do Debian, mas acredito que os pacotes android-tools-fastboot e android-tools-adb estejam disponíveis nos repositórios do Fedora, ArchLinux e outras distros Linux.
Para a instalação do CyanogenMod 13 é preciso ter a versão 1.0.32 do adb. Uma forma de instalar a última versão, é utilizar o pacote do Android Studio/SDK Tools do pacote oficial da Google somente com as ferramentas de linha de comando. Acesse a página: http://developer.android.com/intl/pt-br/sdk/index.html#Other, procure por “command line tools” e faça o download para sua plataforma/sistema operacional. No momento, a última versão disponível para baixar, chama-se: android-sdk_r24.4.1-linux.tgz.
Descompacte o pacote e execute o comando de instalação do adb/fastboot:
1 |
./android-sdk-linux/tools/android update sdk --no-ui |
A instalação vai demorar alguns minutos e baixar vários arquivos, tenha paciência. 🙂
Desbloqueando o Nexus 4 com o comando fastboot:
Conecte o Nexus 4 via USB ao computador para reiniciá-lo por meio de um comando em fastboot mode. O fastboot mode é um modo de recuperação suportado por alguns aparelhos, por exemplo, o Nexus 4. E para operá-lo você precisa do pacote instalado acima (android-tools-fastboot). Com ele é possível zerar partições, desbloquear o smartphone, fazer atualizações e instalações.
O comando adb (Android Debug Bridge) é uma ferramenta de linha de comando que conecta ao seu sistema operacional Android, ao ClockworkMod em Recovery Mode e executa algumas operações administrativas. Como por exemplo, reiniciá-lo, realizar backup e restore, iniciar o bootloader/fastboot mode, copiar arquivos para o smartphone ou para seu computador e outras funções.
Abra o terminal e digite para iniciar em fastboot mode:
1 |
$ adb reboot bootloader |
Após a execução do comando acima pode aparecer a seguinte mensagem no Nexus 4: Permitir a depuração USB? A impressão digital da chave RSA deste computador é: 11:22:33:44:..:NN. Apenas confirme que você autoriza a conexão do smartphone com seu computador.
Após conceder a autorização repita o comando adb reboot bootloader e seu telefone irá reiniciar.
Você também pode acessar o bootloader/fastboot mode do seguinte modo:
- desligue o celular;
- pressione ao simultaneamente o botão para baixar o volume + o botão liga/desliga simultaneamente;
Abaixo o Nexus 4 em fastboot mode:
Obs.: o seu smartphone está com o estado bloqueado, ou seja, a última linha com Lock state – locked.
Iniciar o smartphone em fastboot mode é necessário para desbloqueá-lo e assim prosseguir com a instalação do ClockworkMod para realizar a instalação da ROM CyanogenMod. O ClockworkMod é um aplicativo de recuperação que permite a instalação de novas ROMs, backup e restore do sistema operacional, formatação de partições e etc.
No terminal no Ubuntu/Linux digite o comando para desbloquear o bootloader:
1 |
$ fastboot oem unlock |
Após executar o comando acima, aparecerá uma mensagem de confirmação:
Selecione “yes” com o botão de volume e pressione “power” e assim você concorda com os riscos envolvidos :). O estado irá se alterar para Lock State – unlocked.
Ao final, a mensagem é exibida no terminal do Linux:
1 2 3 4 |
$ fastboot oem unlock ... OKAY [233.028s] finished. total time: 233.028s |
Como instalar o ClockworkMod para instalação do CyanogenMod
ClockworkMod é uma aplicação para recuperação, instalação, formatação de partições, backup e restore do sistema operacional Android. Após a instalação ela ficará disponível no bootloader/fastboot mode através da opção Recovery Mode.
O Nexus 4 já vem com recovery mode padrão, porém ele só possui as seguintes funcionalidades:
- reiniciar o sistema;
- aplicar ‘wipe / factory reset;
- copiar atualizações via ADB;
- formatar a partição cache.
A instalação do ClockworkMod substitui o recovery original do Google, mas lembre-se e fique tranquilo, pois é possível restaurar o estado original do Nexus 4.
A substituição da aplicação de recuperação é necessária, pois o recovery da Google não possui a função para instalar novas ROMs.
Primeiro faça o download do ClockworkMod na página oficial do projeto:
1 |
wget http://download2.clockworkmod.com/recoveries/recovery-clockwork-6.0.3.6-mako.img |
Execute o comando md5sum no arquivo e confira o valor gerado com o comando abaixo:
37e38b68c7e9a78fd8891085eec9649a recovery-clockwork-6.0.3.6-mako.img
Instalação do ClockworkMod com o comando fastboot (o smartphone precisa estar em fastboot mode) e no estado unlocked:
1 2 3 4 5 6 |
$ fastboot flash recovery Downloads/recovery-clockwork-6.0.3.6-mako.img sending 'recovery' (7814 KB)... OKAY [ 0.358s] writing 'recovery'... OKAY [ 0.468s] finished. total time: 0.826s |
Se tudo ocorreu bem, selecione a opção Recovery mode no fastboot mode e o ClockworkMod irá iniciar.
Recovery Mode:
ClockworkMod Recovery:
Lembra da ROM baixada no site oficial do projeto CyanogenMod? Com o comando adb copie a ROM direto para o sdcard do Nexus 4. É preciso iniciar o Android em Recovery Mode, que a essa hora já irá inicializar o ClockworkMod. Dessa forma, é possível transferir a imagem do CyanogenMod.
1 2 |
$ adb push Downloads/cm-10.1.3-mako.zip /sdcard/ 3127 KB/s (187615150 bytes in 58.573s) |
Finalizada a transferência chegou a hora de instalar o CyanogenMod.
Para realizar a instalação limpa do CyanogenMod é preciso limpar todos os dados do smartphone. Sendo assim, no ClockworkMod selecione com as teclas de volume “wipe data-factory reset” e confirme com o botão “power”.
Ainda no CWM (ClockworkMod) faça a instalação do CyanogenMod, selecione ‘install zip’ -> ‘choose zip form sdcard’ -> ‘0/’ selecione o arquivo cm-10.1.3-mako.zip e confirme com o botão liga/desliga.
O CyanogenMod não acompanha com a série de aplicativos do Google (Gmail, Youtube, Play Store, Drive, Maps e etc). É preciso realizar o download de um pacote com os aplicativos:
1 |
wget http://goo.im/gapps/gapps-jb-20130812-signed.zip |
A versão acima é compatível com a versão 10.1.X do CyanogenMod) para outras versões faça o download correto na wiki do Cyanogenmod. Também é recomendável conferir o md5sum do gapps.
Faça a instalação do zip do gapps da mesma forma realizada para o zip do CyanogenMod. No CWM selecione ‘install zip’ -> ‘choose zip form sdcard’ -> seleciono o arquivo gapps-jb-versao-signed.zip e confirme com o botão power.
Pronto reinicie o aparelho e você verá o CyanogenMod carregando durante alguns segundos e então é só configurar sua conta Google e personalizar seu smartphone.
As personalizações estão disponíveis nas configurações do celular. A minha sugestão é que você vá navegando entre as opções, alterando, testando até encontrar todas que lhe agrade.
Referências:
Brother, para executar esse procedimento é preciso ter o aparelho rooteado?
Não, você precisa basicamente apenas desbloquear o bootloader do Nexus (comando fastboot), instalar o ClockworkMod e por fim instalar o CyanogenMod. Com a instalação do CyanogenMod já é possível utilizar aplicativos no modo super usuário (root).
Muitas vezes isso causa confusão, desbloquear o bootloader é diferente de sua ROM suportar o modo root/super user. O desbloqueio do bootloader é necessário para realizar a instalação do ClockworkMod que por sua vez fará a instalação do CyanogenMod.
Boa noite, quando dou o comando adb reboot bootloader ele retorna: Error Device Not Found!
O meu telefone está conectado via usb.
eu utilizo o kio mtp para acessar meus arquivos, isso tem algo que interfira?
minha distro é o openSuSE 13.1 64bits.
Vamos lá, algumas possibilidades:
– você habilitou o modo de desenvolvedor?
– na primeira tentativa de conexão com o smartphone você precisa autorizar no Android a conexão de originada em seu computador via USB;
– ao invés de reiniciar pelo do comando adb reboot bootloader, você pode desligar o smartphone normalmente e ao ligá-lo pressionar simultaneamente “botão power” + “volume para baixo” até que o modo fastboot seja carregado.
Quanto ao kio mtp nunca utilizei, não sei dizer se pode influenciar.
Pô Mariano, parabéns cara. Já me salvou várias vezes.
Gosto de mexer bastante e sempre que dá uma bronca, volto aqui pra dar uma olhada nos comandos ADB
Parabéns, e obrigado mais uma vez
Valeu Jammerson! Que bom que os tópicos também te ajudam… essa semana vou usar o tutorial de como instalar o CyanogenMod, estou na versão 10 e vou testar a 11 🙂
Oi. Eu preciso muito desbloquear o bootloader do GT-N7000 pra instalar o CWM. Eu tento fazer do jeito que ensina no tutorial, mas ele não inicia em modo bootloader. Quando executo o comando, ele reinicia, mas inicia em modo normal novamente. Alguém pode me ensinar a como fazer no meu? Obrigado
Boa noite tenho um samsung gran prime e configurei modo root, apos um tempo voltei as configurações originais dos mesmo so que agora esta tudo em inglês e ele nao deixa eu instalar uma rom original sempre da erro. Voce pode me ajudar ?
OLá,amigo toda vez que tento dar algum comando meu pc trava oqe pode ser isso?