Como monitorar o sistema operacional Linux pela linha de comando - 1
By Fernando Mariano
- 3 minutes read - 469 wordsAlgumas vezes um sistema pode apresentar lentidão e demorar para responder e existem diversas razões que podem ser a causa raiz. Para identificar o processo que está consumindo memória, operações de entrada e saída no disco rígido e processamento você precisa utilizar ferramentas de linha de comando para analisar o que está acontecendo no sistema operacional.
Existem diversos aplicativos para monitorar um servidor Linux. Neste artigo nós veremos algumas ferramentas *top. Por exemplo, top é um ferramenta popular e instalada por padrão em muitas distribuições Linux, mas existem outras aplicações que você poderia conhecer como htop, iotop e atop, por exemplo.
Comando: top
A aplicação top fornece uma visualização dinâmica em tempo real da execução do sistema operacional. Ele pode exibir um resumo do sistema e também uma lista de processos ou threads que são gerenciadas pelo Kernel Linux.
Instalação (no Ubuntu): instalado por padrão em distribuições Linux.
O comando top mostra as informações do sistema de uma forma simples, mas existem atalhos de teclado que você pode utilizar para melhorar a sua análise.
- c - exibe/oculta a caminho completo do processo/aplicação no sistema de arquivos;
- 1 - exibe/oculta todos os cores da CPU;
- H - exibe/oculta threads;
- i - exibe/oculta tarefas ociosas;
- u - filtra um processo pelo usuário especificado;
- k - finaliza um processo;
- d - configura o intervalo de tempo para exibir as informações;
- h - exibe a ajuda.
O atalho de teclado ‘i’ é uma das opções mais interessantes, pois exibe somente processos que estão utilizando recursos de sua máquina em tempo real. Experimente!
Mais informações em: man top
Comando: htop
Similar ao top, mas permite rolar verticalmente e horizontalmente pela lista de processos, o que permite a visualização de todos os processos em execução exibindo o caminho completo no sistema de arquivos para todos os processos. Tarefas relacionadas aos processos (finalização e redefinição de prioridade - renice) podem ser feitos sem informar seus PIDs (referência: man htop).
Instalação (no Ubuntu):
aptitude install htop
apt-get install htop
No htop mais informações e métricas resumidas são exibidas em relação ao top, como por exemplo, o contador de tarefas e status da bateria. Além de ter um maior número de informações resumidas, uma número maior de colunas na lista de processo podem ser adicionadas em htop -> F2 -> go to columns -> Available Columns e você verá todas colunas disponíveis).
Principais atalhos de teclado:
- F2 - entra no setup para configuração do htop;
- F5 - exibe os processos em uma estrutura em árvore;
- F6 - seleciona uma coluna para ordenação;
- u - filtra processos por um usuário específico;
- P - ordena por processador;
- M - ordena por memória;
- T - ordena por tempo de execução.
Infelizmente não encontrei uma opção para esconder processos ociosos semelhantes comando ‘i’ do top.
Mais informações em: man htop
e https://htop.dev/